30 maio 2019

A CASA DE CONCRETO - FOTOS FINAIS


A CASA DE CONCRETO - DIÁRIO DE REFORMA - ARQUITETURA BRUTALISTA

Lá em agosto de 2016 eu escrevi este POST AQUI sobre a reforma da casa que tínhamos comprado... Nele eu contei para vocês do nosso INSTAGRAM DE DIÁRIO DE REFORMA e, pela facilidade de postar lá, acabei não escrevendo mais aqui sobre a casa de concreto!

Bem, resumindo muito, compramos a casa em julho/2015 e iniciamos a reforma no final de julho para o começo de agosto. A reforma arquitetônica e estrutural terminou em meados de outubro/2016 e os acabamentos em fevereiro/março de 2017. Começamos interiores nesta época e terminamos o geral em novembro/dezembro 2017.  

Daí 2018 foi para finalizar algumas pendências como o elevador, guarda-corpos, acabamentos das escadas... Durante este ano também fomos adicionando mais itens na decor como o projetor da sala, sofa, mesas, mais móveis... No começo de 2019 fizemos as fotos daqui do post com o Matheus do 1742mm fotografia. Também coloquei algumas fotos do nosso insta @acasadeconcreto.


SOBRE A CASA

Projeto e execução da obra: Arquiteta Adriana Nakamura e Diego Dalossa Freire.
Ano de conclusão da construção original: 2008
Ano de aquisição: 2015
Ano término da nossa reforma: 2017
Ano término da decoração: 2018
Dimensão do terreno privativo: aprox. 2.400 m2
Dimensão da casa principal: aprox. 1.250 m2
Dimensão da casa do caseiro: aprox. 18m2

ARQUITETURA - FACHADAS

A arquitetura da casa é bem modernista, escolhemos o brutalismo pois é o estilo que mais se camufla em um terreno com tanta natureza. Tentamos fazer o máximo de reaproveitamento durante a reforma para diminuir os resíduos de caçamba. Por exemplo, fizemos as paredes de concreto ripado em etapas e reaproveitamos as madeiras usadas nas formas. Usamos os paralelepípedos retirados do piso para montar as floreiras e o fire pit.


A casa está divida em dois blocos. Olhando de frente, o bloco da esquerda é o íntimo (escadas vermelhas) e o da direito o social (escadas azuis). A ligação entre eles é feita por uma passarela de estrutura metálica e vidro, onde também está o elevador que atende todos os pavimentos. 

A entrada principal da casa é feita por este volume central, e a partir dali você escolhe se vai para a parte social ou íntima! No bloco íntimo estão o hall, academia, banheiro, depósito, sauna e suítes. No bloco social estão hall, living, garagem coberta, depósito, banheiro de serviço, sala de estar, jantar, cozinha, lavanderia, lavabo, churrasqueira e mezanino que usamos de escritório.


PISCINA - LAREIRA FIRE PIT

Procuramos manter o máximo de privacidade na casa, então a frente dela, que fica voltada para o condomínio é bem reservada pelos paredões de concreto ripado. Já a fachada posterior fica voltada para o nosso terrreno, então colocamos grandes porta-janelas em todos os ambientes para trazer a natureza para a parte de dentro também!

A piscina fica nesta área toda rodeada de árvores! É um espaço incrível com uma vibe sem igual! E atrás dela está a lareira, onde fazemos no inverno queijos e vinhos, queimamos marshmellow... 



CASA CASEIRO

Ao entrar pelo portão, para a direita estão a casa do caseiro, canil e casa de gás! A casa do caseiro foi onde moramos por um ano e meio enquanto reformávamos a casa principal! É uma casa super boa, tem dois quartos, um banheiro, cozinha e sala integradas, lavanderia, uma garagem  coberta para 2 carros e um pátio coberto para mais 4 carros.

Depois que nos mudamos para a casa, também reformamos a casa do caseiro! Não tenho muitas fotos, mas dá para ter uma ideia né?!?


ENTRADA CASA PRINCIPAL - HALL ENTRADA - GARAGEM

A entrada principal da casa a pé, como já falei acima, fica no volume central de passarelas. Passando pela direita está a garagem coberta para 6 carros, o elevador e finalmente a porta de 6 folhas. 

A partir do hall você escolhe se entrará para a direita (parte social) ou esquerda (parte íntima).

SIm.... mudamos os quadros das estantes!!!

ACADEMIA

Ao entrarmos para a esquerda, acessamos a parte íntima (sempre as escadas vermelhas). No mesmo pavimento da entrada está a academia, banheiro, depósito, hall e sauna.


SALA/COZINHA/JANTAR/CHURRASQUEIRA

Se entrarmos na casa pela direita, acessamos a área social! Ao subir um pavimento pela escada azul chegamos na cozinha/sala/jantar/churrasqueira que ficam integrados em um só espaço!

Aqui neste pavimento também estão a lavanderia e o lavabo. Este é o pavimento térreo pois ele está no nível do nosso terreno, por aqui acessamos também a piscina! Notem que a pia da cozinha está na frente da janela de 6m que dá para o bosque! Uma vista linda!


Esta é a sala onde fazemos a projeção no paredão! A casa vira quase um cinema! Assistíamos tv, filmes, seriados... Muito massa!


MEZANINO

Subindo mais um pavimento pela escada azul chegamos no mezanino que usamos como escritório. A vista da casa com o pé direito duplo é de tirar o fôlego!!!


SUÍTE MASTER TERREO

No térreo do bloco íntimo temos 3 suítes. A suíte master 1 é bem grande e ainda tem uma área de closet maior ainda!!! Em todos os pisos dos banheiros fizemos STENCIL e todos os tampos e cubas dos banheiros e lavabo são de concreto esculpido.



SUÍTE JÚNIOR 1 TERREO 

Além da suíte master, temos uma suíte menor, que hoje está sendo usada como sala de massagem!



SUÍTE JUNIOR 2 TERREO

E a última suíte do térreo fizemos de visitas, minha vó fica aqui quando ela vem passar meses de calor com a gente! Mas daí Curitiba esfria e ela volta para o Rio ou para São Paulo :) haha #esperta. Esta suíte fica na frente da piscina.



SUÍTE MASTER SUPERIOR

A última suíte master fica no andar superior da casa. Ela é ainda maior que a suíte master do térreo, tem a área de quarto e mais 2 closets grandes. Este é o nosso quarto :)

No closet maior (o meu haha #closetdri) pude realizar meu sonho de ter uma ilha cheia de gavetas para colocar os meus sapatos!!!!


TERRAÇOS

Nossa cobertura é toda de laje impermeabilizada e durante a reforma toda era o lugar preferido do meu marido. Então decidimos que deveríamos fazer o elevador chegar até lá em cima, colocamos guarda-corpos, e hoje o terraço é um lugar maravilhoso, tem uma vista de tirar o folego, com uma paz... Um dos pontos altos da casa!!!


DECOR

Acho que uma das grandes curiosidades no instagram enquanto rolava a reforma era sobre a decoração! Eu e meu marido sempre amamos os móveis de design mid-century modern... Já tínhamos uma coleção desde nosso antigo loft. Então misturamos os móveis mid century modern, detalhes industriais e muita madeira bruta... 

Sabemos que esta casa não é convencional, daquelas que estamos acostumados a ver aqui no Brasil. Mas a verdade é que eu e meu marido amamos! Realmente sentimos esta casa como nosso lar... :)


Espero que vocês tenham curtido e aprendido também mais um pouco sobre arquitetura modernista e brutalista! Nós continuamos postando lá no nosso insta @acasadeconcreto 
e também no nosso facebook https://www.facebook.com/acasadeconcreto

Vejam também o post anterior da casa enquanto ainda estava na reforma:
Dri :)


Me acompanhe também pelo Instagram | Twitter | Facebook e fique por dentro de tudo!
SHARE:

Nenhum comentário

Postar um comentário

Gosto muito do feedback de vocês e comentários são muito bem vindos... Mas ao expor sua opinião faça com sabedoria e educação! Serão excluídos comments que contenham palavrões, mensagens de preconceito, ódio ou obscenas. Os comentários expressam a opinião do leitor e não do blog.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Blogger Template Created by pipdig